Imagem de fundo

Para fins de avaliação forense, é essencial a análise das dimensões da personalidade. O...

Para fins de avaliação forense, é essencial a análise das dimensões da personalidade. O DSM 5 apresentou um modelo alternativo, dimensional, para avaliação da personalidade partindo-se dos elementos de funcionamento da personalidade. Segundo esse modelo, é correto afirmar que

A

a identidade é o elemento pelo qual se avalia o quanto o sujeito compreende os limites de si mesmo e os do outro, estabelecendo capacidade de autorregular-se diante dos estímulos do ambiente.

B

o autodirecionamento é elemento do funcionamento pelo qual se deve avaliar quantitativa e qualitativamente a capacidade do sujeito de direcionar foco no reconhecimento dos efeitos do próprio comportamento sobre os outros.

C

a capacidade e o desejo de estabelecer vínculos duradouros, profundos e respeitosos consistem em elemento nomeado como empatia.

D

a avaliação da intimidade requer que o examinador explore os recursos interpessoais do sujeito de este tolerar perspectivas diferentes das dele mesmo.

E

a previsão do neuroticismo como um elemento funcional da personalidade representa o resgate da psicanálise como conhecimento essencial para estudo da personalidade e define-se pela estabilidade emocional do sujeito ao curso do tempo.