Imagem de fundo

Quanto ao transtorno de estresse agudo, com base no DSM-5,

Quanto ao transtorno de estresse agudo, com base no DSM-5,

A

um dos critérios diagnósticos é ser exposto de forma repetida ou extrema a detalhes aversivos do evento traumático, mas isso não se aplica à exposição por intermédio de mídia eletrônica, televisão, filmes, a menos que tal exposição esteja relacionada ao trabalho.

B

pode ser diagnosticado a partir do segundo dia depois de um evento estressante, e pode progredir para o transtorno de estresse pós-traumático depois de um mês.

C

aproximadamente 70% dos indivíduos que acabam desenvolvendo transtorno do estresse pós-traumático apresentam-se inicialmente com transtorno de estresse agudo. A piora dos sintomas durante o mês inicial pode ocorrer, com frequência, em virtude de estressores de vida presentes ou outros eventos traumáticos subsequentes.

D

é mais prevalente entre o sexo masculino do que entre o feminino. Diferenças neurobiológicas ligadas ao gênero na resposta ao estresse podem contribuir para o risco maior de desenvolvimento do transtorno entre o sexo masculino.

E

crianças com 6 anos de idade, ou menos, são menos propensas do que crianças mais velhas a expressar sintomas de revivência em brincadeiras que se referem direta ou simbolicamente ao trauma.