Imagem de fundo

MPR, 40 anos, sexo masculino, procurou avaliação psiquiátrica devido ao comprometimento...

MPR, 40 anos, sexo masculino, procurou avaliação psiquiátrica devido ao comprometimento que seus comportamentos repetitivos (principalmente de contar e repetir palavras em silêncio) estavam causando em seu cotidiano, tomando cerca de 2 horas de seu dia e lhe causando sofrimento clinicamente significativo. Sentia-se compelido a executar esses comportamentos em resposta a pensamentos persistentes, intrusivos, indesejados, que lhe causavam acentuada ansiedade. MPR foi diagnosticado com Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), que, de acordo com o DSM-5:

A

Pensamentos suicidas ocorrem em algum momento em cerca de 20% dos indivíduos com TOC. Tentativas de suicídio também são relatadas em até um terço daqueles com o transtorno.

B

Até 45% dos indivíduos com TOC têm um transtorno de tique ao longo da vida. Isso é mais comum no sexo feminino com início do TOC na infância.

C

A prevalência de 12 meses do TOC nos Estados Unidos é de 2,4%, com uma prevalência similar internacionalmente (2,2 a 2,8%).

D

O sexo feminino é afetado em uma taxa um pouco mais alta do que o masculino na idade adulta, embora este seja mais comumente afetado na infância.

E

Diferenças de gênero no padrão das dimensões dos sintomas foram relatadas, por exemplo, com o sexo masculino tendo maior probabilidade de apresentar sintomas na dimensão da limpeza, e o feminino, nas dimensões dos pensamentos proibidos.