Questão 998042 - Psiquiatria

Concurso:

Cargo:

Banca:

Nível:

Medicina Especialidade Psiquiatria

Os delírios podem ser classificados como primários (que aparecem de forma espontânea) ou secundários (compreende-se o conteúdo do delírio a partir da história pessoal do doente). NÃO são temas e características dos delírios:
  • A. No delírio de tipo ciumento, a pessoa acredita que seu companheiro está sendo infiel, criando uma série de racionalizações que o levam para ideias mórbidas de ciúme. Geralmente confronta seu cônjuge e parceiros e tenta intervir na infidelidade imaginada.
  • B. No delírio de influência, o doente crê que seu corpo e seu pensamento são controlados por uma outra pessoa, um grupo de pessoas ou forças externas.
  • C. No delírio de tipo hipocondríaco, o doente queixa-se de sintomas, deformações ou defeitos físicos não existentes.
  • D. No delírio de tipo megalomaníaco, as pessoas que sofrem deste tipo de delírio consideram-se superiores aos outros em diversos aspectos (por ex: a pessoa mais inteligente ou mais rica de todas).
  • E. No delírio de tipo paranoide, o menos frequente de todos, o indivíduo se percebe vítima de uma perseguição por considerar-se especial, e que a sua existência tem uma grande importância para a humanidade; o sujeito sente que tem poderes especiais.