Imagem de fundo

De acordo com o DSM-5, quanto à “abstinência de álcool”, é correto afirmar:

De acordo com o DSM-5, quanto à “abstinência de álcool”, é correto afirmar:

A

Hiperatividade autonômica no caso de níveis de álcool no sangue moderadamente elevados, porém em queda, e história de consumo intenso prolongado de álcool indicam probabilidade de abstinência de álcool.

B

Entre os seus critérios diagnósticos, estão a presença de confusão mental e de delírios persecutórios, que devem se desenvolver no período de algumas horas a alguns dias após a cessação (ou redução) do uso de álcool.

C

Estima-se que aproximadamente 20% dos indivíduos altamente funcionais da classe média com transtorno por uso de álcool sofreram pelo menos uma vez uma síndrome de abstinência de álcool completa.

D

Cerca de 30% dos indivíduos que desenvolvem abstinência de álcool chegam a desenvolver sintomas drásticos (p.ex., hiperatividade autonômica grave, tremor, delirium por abstinência de álcool).

E

Entre os seus especificadores, consta que quando ocorrem alucinações na ausência de delirium (i.e., em um sensório claro), não se deve considerar um diagnóstico de transtorno psicótico induzido por álcool.