Imagem de fundo

As indicações clínicas do tórax compreendem as doenças ou condições patológicas que o t...

As indicações clínicas do tórax compreendem as doenças ou condições patológicas que o tecnólogo em radiologia deve saber reconhecer. Com relação as indicações mais comuns marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F), para as falsas.


( ) O enfisema pulmonar é evidente em radiografias do tórax por meio do aumento das dimensões pulmonares, com depressão e achatamento do diafragma obscurecendo seios costofrênicos, associados a uma sombra cardíaca alongada Os campos pulmonares aparecem muito radiotransparentes.

( ) A pneumonia viral causa inflamação dos alvéolos e do tecido conjuntivo dos pulmões. Normalmente são observadas opacidades ao redor dos hilos.

( ) As radiografias em Póstero-Anterior ortostático em inspiração/expiração são normalmente realizadas para demonstrar pequenos pneumotórax, que são mais visíveis no ápice de uma radiografia ortostática em Póstero-Anterior em expiração máxima.

( ) O edema pulmonar é uma condição onde se observa uma diminuição difusa na densidade das regiões hilares que se defaz gradualmente em relação às regiões mais periféricas dos pulmões.

( ) A pneumonia é uma inflamação dos pulmões que resulta no acúmulo de líquido no interior de certas áreas pulmonares, criando rádio-opacidades nestas regiões


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.


A

V, V, V, F, V

B

V, V, V, V, F

C

F, V, V, V, V

D

F, V, F, F, V

E

V, V, V, F, F