Medicina Especialidade Medicina Nuclear Radiologia

Sobre a imagem radiográfica obtida da coluna lombar assinale a alternativa CORRETA:

  • A.

    Na incidência oblíqua posterior de coluna lombar são visualizadas as articulações interapofisárias, a porção inferior nas radiografias oblíquas posteriores direita e esquerda e a porção superior nas radiografias oblíquas anteriores direita e esquerda.

  • B.

    Na incidência lateral de coluna lombar não são visíveis os forames intervertebrais de L1 a L4; e a ausência de rotação é indicada pela superposição das grandes incisuras isquiáticas e dos bordos superiores dos corpos vertebrais.

  • C.

    Na incidência axial anteroposterior de coluna lombar devem estar equidistantes da coluna indicando ausência de rotação pélvica. Esta incidência utiliza exclusivamente a angulação caudal do raio central, pois fornece mais informações anatômicas.

  • D.

    Para facilitar o procedimento técnico na radiografia lateral da coluna lombar (L5-S1) recomenda-se o uso de um suporte radiotransparente na região da cintura para aumentar a curvatura da coluna vertebral.

  • E.

    Na condição patológica chamada de espondilite anquilosante observa-se um encurtamento anterior vertebral com perda de altura do corpo e recomenda-se os procedimentos radiológicos: anteroposterior e anteroposterior axial de coluna lombar.