Medicina Especialidade Medicina Nuclear Radiologia

Embora o exame radiográfico do tórax seja considerado o mais simples de todos os procedimentos radiográficos, também é o exame com maior número de repetições na maioria dos serviços de radiologia. Com relação a técnica radiológica nos exames radiográficos de tórax, analise as afirmações:


1. O melhor método para determinar o grau de inspiração é observar o grau de deslocamento do diafragma para baixo por meio da contagem dos pares de costelas projetadas acima das cúpulas do diafragma.

2. Em uma radiografia de tórax em perfil a anatomia evidenciada inclui: ambos os pulmões dos ápices até os seios costofrênicos e a traqueia, , as sombras hilares, o coração, os grandes vasos e a caixa torácica.

3. No caso de uma radiografia de tórax realizada na posição decúbito dorsal o coração parece maior devido a uma ampliação, níveis hidroaéreos só podem ser evidenciados com raios horizontais, normalmente a inspiração não é total, e apenas oito ou nove costelas posteriores são visualizadas acima do diafragma.

4. As incidências oblíquas anteriores de tórax proporcionam uma melhor visualização do lado mais próximo do receptor de imagem.


Assinale a opção CORRETA:


  • A.

    As afirmações 1 e 3 estão corretas.

  • B.

    As afirmações 1 e 2 estão corretas.

  • C.

    As afirmações 2 e 4 estão corretas.

  • D.

    As afirmações 2 e 3 estão corretas.

  • E.

    Apenas a afirmação 4 está correta.