Medicina Especialidade Medicina Nuclear Radiologia

Na tomografia computadorizada (TC) convencional, uma série de imagens igualmente espaçadas é adquirida seqüencialmente através de uma região específica, com pausas entre os cortes, para a mesa de exame avançar até a próxima posição. Em contrapartida, na TC helicoidal, as imagens são adquiridas continuamente, enquanto a mesa avança através do gantry. A TC multicorte, evolução da TC helicoidal, caracterizase pela aquisição de múltiplos cortes simultâneos, graças à presença de múltiplas linhas de detectores com canais independentes, que permitem exames mais rápidos e com maior resolução espacial no eixo Z. Essas diferenças técnicas implicam parâmetros de aquisição distintos e ajustes correspondentes no regime de dose, sobretudo na corrente (mA).

A partir do tema tratado no texto acima e considerando aspectos relativos à operação correta e aos exames de TC, julgue os próximos itens.

A identificação correta do exame tomográfico, incluindo os dados do paciente e do próprio exame, é importante para arquivamento e posterior acesso ao exame.

  • C. Certo
  • E. Errado