Medicina Especialidade Reumatologia

Considere que uma paciente jovem, com o diagnóstico de lúpus eritematoso sistêmico (LES), apresente-se com hipertensão arterial de início recente, elevação das escórias nitrogenadas e alteração no exame sumário de urina (hematúria, proteinúria e cilindrúria). Em relação a essa doença e considerando esse caso clínico, assinale a opção correta.

  • A.

    A causa mais provável das alterações apresentadas pela paciente é o uso excessivo de antiinflamatórios não esteroidais, uma vez que tais achados não são explicados apenas pelo LES.

  • B.

    No caso clínico em questão, a biópsia renal, se realizada, mostraria, mais provavelmente, nefrite intersticial.

  • C.

    O auto-anticorpo que mais caracteristicamente se associa a manifestações renais no LES é o anticardiolipina.

  • D.

    O caso clínico descrito é provavelmente auto-limitado e não requer tratamento específico.

  • E.

    No caso clínico em apreço, trata-se, provavelmente, de glomerulonefrite proliferativa difusa associada ao LES cujo tratamento deverá incluir a prescrição de corticoesteróides e imunossupressores.