Medicina Especialidade Reumatologia

Uma mulher de 53 anos de idade tem diagnóstico de artrite reumatóide há dez anos e usa metotrexato há um ano, na dose semanal de 10 mg. Ela queixa-se de epigastralgia, náuseas e hiporexia nos três dias subseqüentes à administração de metotraxato, há três meses. Há um mês, essa paciente apresenta dispnéia progressiva e tosse seca. No exame físico, foram constatados: nódulos subcutâneos em face extensora e proximal de antebraços e pernas, com diâmetro de 0,5 cm a 1 cm; contagem de juntas dolorosas à compressão = 4; juntas inflamadas = 2; submacicez à percussão e redução do murmúrio vesicular no terço inferior do hemitórax direito e radiografia de tórax apresentando provável derrame pleural.

 Com relação às informações do caso hipotético acima, julgue os itens seguintes.

O derrame pleural é a manifestação mais freqüente da toxicidade pulmonar relacionada ao metotrexato.

  • C. Certo
  • E. Errado