

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Trecho de coletor é um dispositivo instalado no poço de visita de modo a permitir que o trecho de coletor a montante deságue no fundo do poço.
A pesquisa e a detecção de nódulo mamário calcificado, por meio de mamografia digital, realizada em uma paciente com 48 anos de idade, assintomática e com história familiar de câncer de mama, são consideradas medidas de prevenção secundária.
Certo
Errado
Nos estudos caso-controle, as exposições passadas são comparadas entre pessoas expostas e não expostas pelos fatores de risco, objeto do estudo
PORQUE
Não há como medir a doença por causa do viés de prevalência.
se as duas são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
se as duas são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
se as duas são falsas.
se a primeira é verdadeira, e a segunda é falsa.
se a primeira é falsa, e a segunda é verdadeira.
Como as autoridades sanitárias têm privilegiado ações emergenciais de combate às epidemias da doença, em detrimento de medidas para a sua prevenção, o número de casos da doença tem aumentado, como apontam as estatísticas.
Bacia de drenagem é uma área delimitada pelos coletores que contribuem para determinado ponto de reunião das vazões finais coletadas nessa área.
Para o cálculo da prevalência, é necessário
analisar o tempo médio de cada caso de uma doença num intervalo de tempo definido.
contabilizar o tempo de cura de uma doença num intervalo de tempo definido.
ter o número de casos novos de uma doença num intervalo de tempo definido.
contabilizar o número de casos existentes de uma doença num intervalo de tempo definido.
somar o número de casos novos e dividi-los pelo número de mortos pela doença.
Interceptor é um coletor de esgotos de maior extensão dentro de uma mesma bacia.
O conhecimento das características biológicas do resíduo sólido possibilita a seleção de processos de tratamento e técnicas de disposição final.
Correlacione a coluna A com a coluna B sobre os testes de acurácia diagnóstica.
COLUNA A | COLUNA B |
( ) Quão bom é um teste para identificar pessoas com a doença? | A - Especificidade |
( ) Quão mais provável é encontrar que um teste positivo em uma pessoa doente do que em uma pessoa não doente? | B – Valor Preditivo Positivo |
( ) Se um teste de uma pessoa é negativo, qual a probabilidade de ela não ser doente? | C - Sensibilidade |
( ) Quão bom é um teste para corretamente excluir pessoas que não apresentam a doença? | D - Valor Preditivo Negativo |
( ) Se um teste de uma pessoa é positivo, qual a probabilidade de ela ser doente? | E - Razão de Verossimilhança Positiva |
Marque a alternativa que contém a sequência correta.
A – B – C – D – E.
C – E – D – A – B.
B – A – E – C – D.
D – C – B – E – A.
E – D – A – B – C.
Analise as afirmativas abaixo e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Por expressar, em conjunto, as condições de vida, trabalho e acesso aos serviços de saúde, a mortalidade infantil se constitui em um dos indicadores utilizados para abordar as desigualdades sociais e a complexa determinação do processo saúde-doença.
( ) No Brasil, a tendência da mortalidade infantil durante o século passado foi de declínio em todas as regiões, acumulando, no período de 1930 a 1990, uma redução de 71%.
( ) A análise da mortalidade neonatal tem-se mostrado bastante complexa. Ela agrega um grupo de óbitos evitáveis e, também, óbitos inevitáveis ou menos influenciados pelas condições de vida, quando comparados ao componente pós-neonatal.
Marque a alternativa que contém a sequência correta.
F – V – F.
V – F – V.
V – V – V.
F – F – V.
F – F – F.
O depósito de resíduos sólidos a céu aberto ou em lixões é prejudicial aos denominados catadores e à população de rua, mas não contribui para a poluição do solo, ar ou água.
Sarjetas são faixas formadas entre o limite da via pública e os meio-fios e que funcionam como uma calha que coleta as águas pluviais oriundas da rua.
É difícil determinar a quantidade exata de resíduos gerados, devido às interferências do armazenamento, da reutilização ou reciclagem, e do descarte em locais clandestinos, que acabam por desviar parte do fluxo de materiais antes do descarte dos resíduos por seu gerador em local de domínio público, ou seja, local sob a responsabilidade do poder público.
O trabalho multiprofissional que busca oferecer suporte físico, mental e social, com objetivo de reintegrar um paciente com sequela de acidente vascular cerebral à família, ao trabalho e à sociedade, é considerado uma medida de prevenção terciária.
Certo
Errado
A articulação das políticas e programas, a cargo das comissões intersetoriais, abrangerá, em especial, as seguintes atividades.
I. Alimentação e nutrição.
II. Saneamento e meio ambiente.
III. Vigilância Sanitária e farmacoepidemiologia.
IV. Recursos humanos.
V. Ciência e tecnologia.
VI. Saúde do trabalhador.
Apenas I está correta.
Apenas II está correta.
Apenas IV e V estão corretas.
Apenas VI está correta.
I, II, III, IV, V e VI estão corretas.
Como medidas de associação para estudos Transversal, Coorte e Caso-Controle, temos respectivamente:
Odds Ratio – Risco Relativo – Odds Ratio
Risco Relativo – Odds Ratio – Risco Relativo.
Risco Relativo para os três desenhos epidemiológicos.
Odds Ratio – Risco Relativo – Risco Relativo.
Odds Ratio para os três desenhos epidemiológicos.
1. A febre reumática e a difteria são doenças de notificação compulsória em todo o território nacional.
2. A febre amarela e a raiva humana não são doenças de notificação compulsória no Brasil.
3. Todo caso detectado de sífilis congênita e somente nas condições em que a criança nasceu viva deve ser notificado ao Serviço de Vigilância Epidemiológica.
apenas as afirmativas 1 e 3 estão corretas.
apenas as afirmativas 2 e 3 estão corretas.
apenas as afirmativas 1 e 2 estão corretas.
todas as afirmativas estão corretas.
todas as afirmativas estão incorretas.
Os efluentes compostos de substâncias biodegradáveis (esgotos domésticos e de indústrias de alimentos) não devem ser tratados por processos combinados aeróbicos e anaeróbicos.
O viés de aferição ocorre quando as variáveis são medidas de forma sistematicamente diferente entre grupos de pacientes
PORQUE
Provavelmente, não houve calibração entre a equipe.
se as duas são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
se as duas são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
se as duas são falsas.
se a primeira é verdadeira, e a segunda é falsa.
se a primeira é falsa, e a segunda é verdadeira.