Imagem de fundo

Homem, 62 anos, com diabetes bem controlado, sobrepeso (IMC 28), assintomático, procura...

Homem, 62 anos, com diabetes bem controlado, sobrepeso (IMC 28), assintomático, procura urologista devido a achado incidental de nódulo renal de 2,9cm em exame de ultrassonografia de rotina. Nega cólica renal, hematúria, ou câncer na família. Apresenta-se em bom estado geral. Exame de ressonância magnética confirmou o achado de um nódulo sólido de 25mm no polo inferior do rim esquerdo, hipervascularizado, sem componente de gordura, com sinais de pequena necrose central.

Diante do quadro, qual a melhor conduta para esse paciente?

A

O paciente deve realizar estadiamento com exame de imagem do tórax e exames gerais devem ser solicitados, incluindo proteinúria e cálculo da função renal. A nefrectomia radical videolaparoscópica deve ser realizada o mais rapidamente possível.

B

O paciente deve realizar estadiamento com exame de imagem do tórax e exames gerais devem ser solicitados com cálculo da função renal, visando tratamento com nefrectomia parcial em tempo adequado.

C

Devido à idade avançada do paciente, uma biópsia renal deve ser realizada para análise histopatológica do nódulo, permitindo uma conduta mais conservadora a partir desse ponto.

D

Devido ao tamanho do nódulo, a vigilância ativa é a melhor alternativa, com reavaliação com novo exame de imagem em 6 meses devido ao baixo risco oncológico e limitada expectativa de vida do indivíduo.