Medicina Especialidade Urologia

A doença renovascular pode ser definida como aquelas situações clínicas consequentes a obstruções totais ou parciais de uma ou das duas artérias renais. Sobre a hipertensão renovascular, assinale a afirmativa INCORRETA.
  • A. O tratamento clínico fica reservado a pacientes que não tenham condições cirúrgicas, que não queiram ser operados, ou quando não houver técnica capaz de corrigir as obstruções.
  • B. O diagnóstico das lesões das artérias renais é feito com angiotomografia ou angiorressonância. A arteriografia é menos precisa e tem o inconveniente de ser mais invasiva, sendo raramente necessária.
  • C. Como a arteríola aferente não responde da mesma maneira porque existe obstrução anatômica a montante, cai a pressão de perfusão glomerular, o rim filtra menos e a creatinina sobe, às vezes, a níveis de diálise.
  • D. Suspeita-se de hipertensão renovascular nos casos de hipertensão refratária, assimetria renal pela ultrassonografia, hipertensão mais insuficiência renal e necessidade de mais de três medicamentos para controlar a pressão.