Imagem de fundo

Os pacientes com fraturas múltiplas de costelas podem ser tratados clinicamente ou subm...

1
Q1022850
Teclas de Atalhos
Compartilhar
Os pacientes com fraturas múltiplas de costelas podem ser tratados clinicamente ou submetidos à cirurgia para fixação. Acerca desse assunto, assinale a alternativa incorreta.
A
Paciente com tórax instável e contusão pulmonar extensa, associada à insuficiência respiratória, pode ser tratado clinicamente com ventilação mecânica, analgesia, bloqueio intercostal e toalete respiratória vigorosa.
B
Fratura de dois ou três segmentos de arcos costais raramente exigem fixação de costelas, pois o movimento de respiração paradoxal é pequeno, razoavelmente bem tolerado e esteticamente pouco importante.
C
Fratura de costelas posteriores, que apresentam musculatura espessa e(ou) estruturas rígidas, como a escápula, são bem toleradas e não necessitam de fixação.
D
No tórax instável, está indicada a fixação das costelas cirurgicamente, pois diminui a dor, o tempo de internação e o risco de infecções respiratórias, devendo ser feita preferencialmente longitudinalmente nas primeiras horas pós‐trauma.
E
Na maioria das vezes, os pacientes com fraturas de costelas são politraumatizados, estando a fratura de costela relacionada a um pior prognóstico clínico. Sendo assim, sempre que possível, a tomografia computadorizada deve ser realizada para avaliar a fratura e a extensão da lesão pulmonar.