Questão de concurso
1
Q1030567
Medicina Cirurgia de Cabeça e Pescoço
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2018
Banca: Instituto Quadrix - Quadrix
Prova: Quadrix - ISCMSP - Irmandade de Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - Médico Residente - Especialidade: Cirurgia de Cabeça

Um paciente de 62 anos de idade sofreu uma queda de escada de aproximadamente 2 m de altura. Foi levado ao pronto‐socorro, pelo resgate, em prancha longa e com colar cervical. Na avaliação, o paciente apresentava frequência cardíaca de 86 batimentos por minuto, pulso cheio, vias aéreas pérvias, sangue em meato uretral, escala de coma de Glasgow de 15, hematoma perineal, pressão arterial de 130 por 80 mmHg, ultrassom FAST negativo para líquido livre, boa perfusão periférica, ausculta pulmonar sem alterações e toque retal com próstata elevada e aumentada.

Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa correta com relação à abordagem das vias urinárias.

A
O paciente deve ser submetido à cistostomia na sala do trauma, uma vez que provavelmente tem lesão de uretra peniana.
B
O paciente deve ser submetido a exame de uretrocistografia retrógrada, uma vez que provavelmente apresenta lesão de uretra bulbar.
C
O paciente deve ser submetido à sondagem vesical de demora na sala de trauma para controle de débito urinário.
D
O paciente deve realizar uma cistografia anterógrada, uma vez que provavelmente apresenta lesão de uretra peniana e fratura do ramo púbico.
E
O paciente deve realizar um exame de cistografia anterógrada, uma vez que provavelmente tem uma lesão de uretra membranosa.