Questão de concurso
1
Q1151526
Medicina Sanitária
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2019
Banca: Universidade de São Paulo - USP
Prova: USP - Hospital Universitário da USP - Residência Médica - Áreas Básicas e Acesso Direto

O estudo histórico dos processos de adoecimento e das demandas de saúde da população brasileira traz em seus objetivos a possibilidade de reflexão frente aos contextos em que tais processos e demandas são produzidos, em meio a rupturas e permanências históricas. Neste contexto, qual a afirmação correta?

A

As chamadas "artes de curar" se apresentam ainda hoje como relevantes na formação geral da população brasileira, ainda que em contextos conflitantes, contribuindo ativamente para a conformação de práticas de cuidado, com suas atitudes de acolhimento, concepções de adoecimento e estratégias de cura.

B

A história de formação sociocultural brasileira produziu uma série de concepções populares em torno dos adoecimentos e suas causas, produzindo aquilo que entendemos por "artes de curar", mas essas foram completamente suplantadas e desconsideradas pela chamada medicina tradicional, não existindo mais suas práticas e representações.

C

A Saúde Pública no Brasil teve como eixo formador a identificação das representações populares como nucleares em sua produção tecnológica, o que teria redundado numa perspectiva de cunho sempre popular, pouco afeita às influências advindas do campo médico e de instituições internacionais.

D

A Medicina no Brasil foi criada, a partir do século XIX, num contexto circular, sempre tendo em conta e sem conflitos, as dimensões do mundo popular, das cidades e das áreas rurais, criando tecnologias apropriadas no sentido de dar conta de todas as demandas nacionais, incluindo seus profissionais no mundo político e social do país.