Questão de concurso
1
Q1160473
Medicina Psiquiatria
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2019
Banca: Instituto de Consultoria e Concursos - ITAME
Prova: ITAME - Prefeitura de Senador Canedo - Médico - Área: Psiquiatra

Antoniel, 20 anos, chega ao pronto socorro com perda de movimentos de membros inferiores que se iniciou a cerca de 8 horas. Paciente nega história de trauma ou doenças clínicas. Nega uso de substâncias ilícitas ou lícitas. O serviço de neurologia da unidade foi chamado para avaliação do paciente. Durante a avaliação o neurologista ficou perplexo, pois, apesar de o paciente queixar de paraplegia, os achados clínicos demonstraram incompatibilidade com doença neurológica. Além disso, exames séricos e de imagem não demonstraram anormalidades. O serviço de psiquiatria foi chamado para avaliação do paciente. Durante o escrutínio do psiquiatra, o paciente relatou que era homossexual e havia revelado essa fato para família no dia anterior. Chorava copiosamente ao falar sobre isso, pois os familiares não aceitaram sua orientação sexual. Quando o psiquiatra perguntou sobre a perda de movimentos dos membros inferiores, o paciente não demonstrava preocupação acerca da causa ou das consequências dessa queixa.Baseado no quadro clínico de Antoniel, marque a alternativa correta.

A

A doença apresentada pelo paciente pode estar associada ao ganho secundário, que consiste em manter conflitos internos fora de sua consciência. Os sinais/sintomas têm valor simbólico.

B

La belle indifférence” está frequentemente associada a doença do paciente e pode ser vista no trecho: “o paciente não demonstrava preocupação acerca da causa ou das consequências dessa queixa”.

C

Uma abordagem que frequentemente melhora o quadro clínico apresentado é dizer a esses pacientes que seus sintomas são imaginários.

D

A principal hipótese diagnóstica para Antoniel é Transtorno Dissociativo e o tratamento é apoio e psicoterapia, a fim de propiciar ao paciente mais entendimento de sua condição.