Questão de concurso
1
Q1162339
Medicina Sanitária
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2017
Banca: Escola de Saúde Pública do Ceará - ESP CE
Prova: ESP CE - SES CE - Secretaria de Estado da Saúde do Ceará - Residência em Saúde Coletiva

Nas discussões sobre a constituição das Ciências Sócias na modernidade, Aurea Ianni (2011) problematiza o lugar dessas ciências no cômputo dos saberes e sua relação com os propósitos da Saúde Coletiva. Nesse contexto de afirmação de identidades e definição de espaços científicos, podemos eleger como correto que:

A

No campo da Saúde Coletiva a determinação social do processo saúde-doença é um conceito estruturante desse campo e o que lhe dá consistência teórica. Essa formulação encontra suas bases na sociologia clássica que se volta para o social, relegando as coisas da natureza para as ciências naturais, ocupando-se somente das questões sociais.

B

Nos embates acadêmicos de definição de objetos de estudo, as Ciências Sociais se apropriaram do mundo social e da natureza, deixando em segundo plano dois objetos fundamentais para o campo da Saúde Coletiva - a biologia e os corpos humanos.

C

As Ciências Sociais surgiram com a pós-modernidade, buscando utilizar os procedimentos metodológicos das ciências físicas e naturais na análise dos fenômenos socioculturais, históricos e políticos.

D

A Saúde Coletiva utilizando a determinação social como explicação dos processos saúde-doença encontrou suas bases teóricas e epistemológicas para a elaboração crítica ao humanismo. Nesse sentido há uma presumida separação do biológico e do social nas ciências, por um lado, nega-se à natureza, por outro, afirma-se à sociedade.