A cefaleia é um dos sintomas médicos mais frequentes. Nos ambulatórios de clínica médica, a cefaleia é a terceira queixa mais frequente, suplantado, apenas, por infecções de vias aéreas e dispepsias.
Em relação às cefaleias, é INCORRETO afirmar que
tipicamente, a cefaleia em salvas causa dor temporal ou periorbital unilateral excruciante, com ptose ipsilateral, lacrimejamento, rinorreia e/ou congestão nasal em homens com 20 a 40 anos de idade.
na investigação do paciente com suspeita de cefaleia secundária à arterite de células gigantes, a velocidade de hemossedimentação (VHS) pode ser mais importante que a tomografia computadorizada de crânio.
a cefaleia do tipo tensional episódica é a mais frequente das cefaleias primárias, com pico de prevalência na quarta década. Sua crise é de fraca ou moderada intensidade, com sensação de aperto ou pressão e, na maioria das vezes, é bilateral. Pode ser frontal, occipital ou holocraniana.
a cefaleia que apresenta déficits neurológicos focais, o edema de papila ou a rigidez de nuca são sinais de alerta para uma cefaleia secundária.