Questões de Concurso #1175836
1
Q1175836
Medicina Endocrinologia
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2019
Banca: Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco - UPENET IAUPE
Prova: UPENET IAUPE - SES PE - Secretaria de Estado da Saúde de Pernambuco - Residência em Pediatria ou Endocrinologia e Metabologia (Endocrinologia Pediátrica)

“A Cetoacidose Diabética (CAD) é uma causa frequente de admissão em emergência ou Unidade de Tratamento Intensivo Pediátrico (UTIP) e, mesmo nos dias atuais, apresenta alta morbidade e mortalidade”. A fisiopatologia dessa doença é conhecida há anos, contudo as complicações permanecem elevadas, muito provavelmente por falta do real entendimento das alterações bioquímicas que a CAD promove no organismo dos acometidos. Sobre esse tópico específico, analise as assertivas abaixo:

I. Hipofosfatemia é uma alteração não rara na CAD, e isso porque a acidose desvia o fósforo do compartimento intracelular para o extracelular, favorecendo a excreção deste na urina, em um cenário de diurese osmótica importante.

II. A acidose metabólica na CAD é do tipo anion gap (AG) aumentado, e o cálculo deste é feito pela fórmula: AG = Na - (HCO3 + Cl). São determinantes para esse achado os status de hiponatremia, associado a baixos valores de bicarbonato sérico, sempre encontrados em pacientes com CAD.

III. Uma dosagem de potássio normal no início do quadro de CAD pode ser justificada pela glicogenólise e pela proteólise, decorrentes da deficiência de insulina, promovendo a saída desse eletrólito do meio celular para o líquido extracelular.

IV. A osmolaridade plasmática, a qual pode ser obtida pela fórmula [(Na + K)x2] + (glicemia/18), encontra-se bem elevada, o que promove a movimentação da água livre do interior das células para o espaço extracelular. Podemos afirmar que

A
existe, apenas, uma incorreta.
B
existe, apenas, uma correta.
C
II e IV estão corretas.
D
todas estão incorretas.
E
apenas I e III estão incorretas.