Questões de Concurso #1175844
1
Q1175844
Medicina Pediatria
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2019
Banca: Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco - UPENET IAUPE
Prova: UPENET IAUPE - SES PE - Secretaria de Estado da Saúde de Pernambuco - Residência em Pediatria ou Endocrinologia e Metabologia (Endocrinologia Pediátrica)

Em relação à suplementação de vitaminas/minerais na pediatria, analise as afirmativas abaixo:

I. Recém-nascidos a termo, de peso adequado para a idade gestacional em aleitamento materno exclusivo ou não, devem receber 1 mg/kg/dia de ferro elementar a partir do 3º mês de vida, até completar 24 meses.

II. Recomenda-se a profilaxia com 4 mg/kg de peso/dia, a partir de 30 dias de vida durante um ano e, após esse período, 1mg/kg/ dia por mais um ano aos recém-nascidos pré-termo com peso inferior a 1000g.

III. Crianças em uso de fenobarbital, glicocorticoides e antirretrovirais têm elevado risco de deficiência de vitamina D devendo, portanto, receber, ao menos, 600 UI/dia dessa vitamina e ser monitoradas periodicamente.

IV. Em função da epidemia de sarampo, o Ministério da Saúde recomenda o uso de 200.000 UI de vitamina A em crianças com suspeita de sarampo, de 0-12 meses, sendo essa suplementação feita em duas doses: uma na suspeita e a segunda no dia seguinte.

Está INCORRETO, apenas, o que se afirma em

A
IV.
B
III.
C
III e IV.
D
II e III.
E
I e IV.