Imagem de fundo

Considere que, em uma consulta de pré-natal na unidade básica de saúde, uma gestante co...

Considere que, em uma consulta de pré-natal na unidade básica de saúde, uma gestante com histórico de duas cesarianas prévias manifeste a intenção de realizar uma cirurgia plástica abdominal. Uma vez que ela não tem expectativas de tentar um parto por via vaginal, argumentou ser vantagem a realização de dermolipectomia associada à cesariana, facilitando a recuperação no pós-parto.


Baseado nas alterações fisiológicas da gravidez, parto e puerpério, a orientação correta será

A

a associação das cirurgias está contraindicada porque a coagulação sanguínea encontra-se hipoativa, aumentando a chance de sangramento no perioperatório.

B

cirurgias eletivas devem ser postergadas, pois as adaptações maternas são expressivas, envolvendo sobrecarga circulatória, metabólica e hipercoagulabilidade.

C

o procedimento conjunto poderá ser realizado sem risco de anemia, uma vez que a hipervolemia fisiológica se acompanha de uma maior concentração de hemoglobina.

D

o procedimento conjunto tem vantagens, visto que a ocorrência de infecção cirúrgica é baixa, sendo o risco no parto cesariana equivalente ao risco do parto vaginal.