Imagem de fundo

Paciente de 23 anos, nuligesta, com relato de ciclos menstruais irregulares, pele oleos...

Paciente de 23 anos, nuligesta, com relato de ciclos menstruais irregulares, pele oleosa e acne, comparece para avaliação.


Em relação aos critérios ultrassonográficos para definição de ovários policísticos, é correto afirmar que

A

a presença de imagem ultrassonográfica de pelo menos um ovário com característica policística estabelece o diagnóstico da síndrome dos ovários policísticos, independentemente do hiperandrogenismo clínico ou laboratorial.

B

a imagem ultrassonográfica dos ovários policísticos depende do grau do hiperandrogenismo clínico ou laboratorial e os critérios usados atualmente são: avaliação dos dois ovários, contagem de pelo menos 10 folículos entre 2 e 9mm e volume ovariano maior que 10cm³.

C

os critérios ultrassonográficos adotados atualmente são: avaliação de todo o ovário e contagem de pelo menos 25 folículos entre 2 e 9 mm e volume ovariano maior ou igual a 10cm³.

D

o diagnóstico ultrassonográfico da síndrome dos ovários policísticos inclui avaliação de todo o ovário e contagem de pelo menos 25 folículos entre 2 e 9mm e volume ovariano maior ou igual a 10cm³, sendo o exame realizado até três anos após a menarca.