Associe corretamente o distúrbio de motilidade esofágica à sua respectiva característica.
Distúrbios
1- Acalasia
2- Espasmo Esofagiano Difuso (EED)
3- Esôfago quebra-nozes
4- Esfincter Esofágico Inferior (EEI) Hipertenso
5- Motilidade Esofágica Ineficaz (MEI)
Características
( ) Associa-se à musculatura hipertrófica que resulta em contrações de alta amplitude do esôfago e é o distúrbio da motilidade mais doloroso. Amplitudes maiores que 400 mm Hg são comuns.
( ) Anormalidade de contração do esôfago distal e está geralmente associada à doença do refluxo gastroesofágico. O número de contrações de baixa amplitude (<30 mm Hg) mais as contrações não transmitidas excede 30% de deglutições úmidas.
( ) Distúrbio de hipomotilidade, considerada uma condição pré-maligna do esôfago e sua tríade clássica de sintomas consiste em disfagia, regurgitação e perda de peso. O EEI tem pressões geralmente maiores de 35 mm Hg, mas não relaxa com a deglutição.
( ) Distúrbio de hipermotilidade, com contrações esofagianas repetitivas, simultâneas e de alta amplitude (>120 mm Hg). Podem ser observados no esofagograma um estreitamento em bico de pássaro distal do esôfago e peristaltismo normal.
( ) Pacientes apresentam disfagia, dor torácica e achados manométricos de um EEI elevado (>26 mm Hg) e relaxamento normal do EEI.
A sequência correta dessa associação é
2, 1, 5, 3, 4.
3, 5, 1, 2, 4.
3, 4, 1, 5, 2.
4, 5, 2, 3, 1.