Imagem de fundo

A Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR), representa uma das doenças relacionadas ao ...

A Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR), representa uma das doenças relacionadas ao trabalho de maior prevalência nas indústrias brasileiras. Considerando esta informação, os Programas de Conservação Auditiva (PCA) tornam-se de fundamental importância e referem-se a um conjunto de ações com o objetivo de minimizar os riscos, evitando assim desencadeamento e/ou agravamento de perdas auditivas relacionadas ao trabalho. Podemos afirmar:

A

A audiometria é o único teste de avaliação auditiva para todos os trabalhadores expostos a ruído exigido por lei no Brasil e representa o ponto inicial para determinar a necessidade e as estratégias do PCA mas não serve como instrumento de avaliação da eficácia do programa.

B

O PCA implica ações de vigilância tanto sanitárias quanto epidemiológicas, que devem ser simultâneas e correlacionadas. Implica o estabelecimento de um sistema de gerenciamento a ser incorporado no sistema geral de gestão ambiental da empresa.

C

Para a realização do exame audiométrico é fundamental repouso auditivo de, pelo menos, 8 (oito) horas e inspeção do meato acústico externo (otoscopia).

D

A PAIR é influenciada, principalmente, pelos seguintes fatores: características físicas do ruído (tipo, espectro e nível de pressão sonora), tempo de exposição e susceptibilidade individual. Uma vez estabelecida, a PAIR torna o ouvido mais sensível a futuras exposições.

E

A PAIR é irreversível, neurossensorial e predominantemente coclear, progredindo mesmo após cessada a exposição ao ruído.