A anamnese ocupacional faz parte da entrevista médica, que compreende a história clínica atual, a investigação sobre os diversos sistemas ou aparelhos, os antecedentes pessoais e familiares, a história ocupacional, hábitos e estilo de vida, o exame físico e a propedêutica complementar. Assinale a alternativa correta acerca da anamnese ocupacional.
Ouvir o trabalhador falar de seu trabalho, de suas impressões e sentimentos em relação ao trabalho, de como seu corpo reage no trabalho e fora dele, não dizem respeito à anamnese ocupacional.
É importante focar na ocupação atual, não se atentando a investigar as ocupações anteriores, dada a invariabilidade dos períodos de latência requeridos para o surgimento de uma patologia relacionada ao trabalho.
A exploração das condições de exposição a fatores de risco para a saúde presentes nos ambientes e condições de trabalho devem ser levantadas a partir dos registros encontrados no prontuário.
A história ocupacional pode desvelar a exposição a uma situação ou fator de risco para a saúde presente no trabalho, mesmo na ausência de qualquer manifestação clínica e laboratorial.
A história ocupacional colhida do trabalhador deverá sempre direcionar para um diagnóstico de certeza.