Imagem de fundo

O manejo dos casos leves e moderados de rinite, asma e Doença Pulmonar Obstrutiva Crôni...

O manejo dos casos leves e moderados de rinite, asma e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) deve ser realizado pelas equipes da Atenção Primária, que, por atuarem de forma próxima das famílias, conseguem melhor adesão ao tratamento, permitindo maior controle dos sintomas, com consequente diminuição do número de internações hospitalares e aumento na qualidade de vida.

Em relação à este grupo de doenças, é incorreto afirmar que:

A

O diagnóstico de rinite alérgica é clínico, com base nos dados de história e exame físico. Ao exame físico, pode-se encontrar linha de Dennie-Morgan (prega em pálpebras inferiores secundárias ao edema), sulco ou prega nasal transversa.

B

Os corticoides inalatórios são os principais medicamentos para controle da asma, e os beta-agonistas de ação rápida associados aos corticoides sistêmicos são os mais efetivos para o alívio das crises, tanto em crianças quanto em adultos de qualquer idade.

C

A dispneia aguda ou de instalação em curto espaço de tempo é característica da DPOC, tumores centrais do trato respiratório, estenose traqueal, doenças do interstício pulmonar e fibrose pleural, além da insuficiência cardíaca.

D

Os descongestionantes tópicos nasais (epinefrina, nafazolina e oximetazolina) quando usados por tempo prolongado podem levar à obstrução nasal por efeito rebote, causando uma “rinite medicamentosa”.