Imagem de fundo

Um paciente, 18 anos chega ao serviço médico referindo astenia, mal-estar, cefaleia e f...

Um paciente, 18 anos chega ao serviço médico referindo astenia, mal-estar, cefaleia e febre há 7 dias, além de surgimento de lesões vermelhas em membros inferiores e palmas de mãos. É levantada a hipótese de meningite bacteriana aguda e encaminhado o paciente para serviço de referência. Ao exame físico, observava-se taquipneia, batimentos de asas de nariz e palidez cutânea. À ausculta respiratória, apresentava murmúrio vesicular pouco diminuído em bases, mas sem ruídos adventícios. Na ausculta cardíaca, havia um sopro sisto-diastólico moderado em borda esternal esquerdo. Pulsos estavam cheios e simétricos, PA= 110 x 70 mmHg e frequência cardíaca de 128 bpm. Realizou-se um hemograma que mostrou 23.550 leucócitos (89% de segmentados, 9% linfócitos típicos e 2% de monócitos), hemoglobina de 12,9g/dl e plaquetas de 568.000. Diante da suspeita de meningite, coletou-se o líquor que se mostrava límpido, com 220 células (polimorfonucleares), glicose de 67mg/dl proteína de 73mg/dl e Gram, sem evidenciar bactérias.

Diante desse achado, qual a melhor conduta a ser tomada?

A

Instituir medidas de precaução de contato, coletar hemocultura e iniciar ceftriaxone e vancomicina. Notificar o caso como meningite bacteriana aguda.

B

Instituir medidas de precaução por aerossóis e iniciar penicilina cristalina, notificar o caso como meningite bacteriana aguda e fazer profilaxia para contactantes.

C

Instituir medidas de precaução por gotículas, coletar hemocultura, solicitar ecocardiograma e iniciar penicilina cristalina e cloranfenicol.

D

Coletar hemoculturas, iniciar ceftriaxone, oxacilina e gentamicina, solicitar ecocardiograma e avaliação da cardiologia.

E

Instituir medidas de precaução por gotículas, coletar hemocultura, realizar profilaxia para contactantes com rifampicina, notificar como meningite bacteriana aguda e solicitar avaliação da neurologia.