Imagem de fundo

Sobre o diagnóstico complementar da DPOC é INCORRETO afirmar:

Sobre o diagnóstico complementar da DPOC é INCORRETO afirmar:

A

A Radiografia simples de tórax em projeção PA e perfil é útil para avaliar sinais radiológicos de bronquite crônica ou enfisema, sinais de insuficiência cardíaca, nódulos pulmonares, sequela de tuberculose, entre outros.

B

Achados radiográficos como espessamento brônquico, ou mesmo bolhas de enfisema, não associados à limitação ventilatória e a sintomas, são suficientes para o diagnóstico de DPOC.

C

O hemograma é útil para avaliar anemia (indicativa de deficiência nutricional, perda sanguínea ou doença crônica) ou policitemia, indicativa de hipoxemia crônica.

D

Recomenda-se a avaliação da oxigenação arterial por oxímetro de pulso na primeira consulta. Se a SpO2 for igual ou inferior a 90%, indica-se gasometria arterial para avaliar a gravidade e a indicação de oxigenoterapia.

E

A dosagem do nível sérico está indicada para casos de enfisema pulmonar de início precoce (idade inferior a 45 anos), especialmente em não fumantes, e de enfisema com predominância em bases pulmonares ou associado à doença hepática inexplicada ou a história familiar positiva para a deficiência.