Imagem de fundo

A cetoacidose diabética (CAD) e o estado hiperglicêmico hiperosmolar (EHH) são as duas ...

A cetoacidose diabética (CAD) e o estado hiperglicêmico hiperosmolar (EHH) são as duas complicações agudas graves que podem ocorrer durante a evolução do diabetes mellitus tipos 1 e 2 (DM1 e DM2). É correto:

A

Os estados infecciosos são etiologias pouco comuns de CAD e EHH. Entre as infecções, as menos frequentes são as infecções de vias urinárias.

B

No processo de descompensação metabólica da CAD ocorre redução na concentração efetiva da glicose circulante associada à liberação excessiva de hormônios reguladores, entre os quais a insulina, as catecolaminas, o cortisol e o hormônio de crescimento.

C

A maioria dos pacientes com crises hiperglicêmicas agudas apresenta-se com sódio sérico acima do normal devido à transferência osmótica de líquidos do espaço extra para o intracelular, vômitos e também pelo ganho renal associado aos corpos cetônicos.

D

Para correção da desidratação, na ausência de comprometimento das funções cardíaca e renal, deve-se indicar infusão salina isotônica de cloreto de sódio (NaCl) a 0,9%, em média 15 a 20 ml/kg na primeira hora, buscando-se restabelecer a perfusão periférica.

E

No diagnóstico da CAD, a queda nos níveis de ureia e creatinina reflete a depleção de volume intravascular. Outros achados são a hipertrigliceridemia e a hipoamilasemia, que quando acompanhadas de dor abdominal, podem sugerir o diagnóstico de hepatite aguda.