Imagem de fundo

A determinação de grupos sanguíneos do sistema ABO/Rh realiza-se confrontando os glóbul...

A determinação de grupos sanguíneos do sistema ABO/Rh realiza-se confrontando os glóbulos vermelhos do paciente com anticorpos monoclonais específicos para antígenos desses grupos sanguíneos. A presença ou ausência de aglutinação dos eritrócitos confrontados com cada um dos reagentes indica a presença ou ausência dos correspondentes antígenos. Sobre o teste de tipagem sanguínea ABO/Rh em lâminas ou tubos, assinale a afirmativa CORRETA:

A

Baseia-se no princípio da hemoaglutinação indireta pela reação de aglutininas específicas com aglutinogênios expressos na superfície de eritrócitos humanos.

B

Os reagentes antissoros necessitam atingir a temperatura ambiente antes de iniciar a reação, devendo ser armazenados em refrigerador, na temperatura de 0 a 10ºC.

C

Resultados falso positivos podem ser observados devido a anticorpos que reagem com drogas, corantes, compostos químicos ou com partículas de sílica coloidal produzida pela má qualidade dos frascos de vidro utilizados na sua embalagem.

D

Uma agitação excessiva, quando utilizada a técnica de tipagem em tubo, pode desagregar as aglutinações débeis e produzir resultados falso positivos.