O tratamento padrão-ouro para o transtornos do espectro autista (TEA) é a intervenção precoce, após o diagnóstico por uma equipe interdisciplinar com um papel importante do pediatra. Em relação as modalidades terapêuticas utilizadas para promover o desenvolvimento de crianças com TEA, assinale a alternativa correta:
A estimulação intensiva e diária baseada em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) visa promover interações sociais e naturalistas, com a finalidade de motivar a criança para as competências sociais, a aprendizagem, desenvolvimento da comunicação e as habilidades cognitivas e motoras.
Pesquisas recentes revelaram que o “Coaching Parental” que consiste em orientações e treinamento dos familiares baseado em ABA, não apresentaram resultados significativamente melhores em relação aos pais que não foram treinados.
O Método TEACCH (Tratamento e Educação para Crianças Autistas e com Prejuízos na Comunicação), mais utilizado no campo da educação, implica na estruturação do ambiente pedagógico-terapêutico, sem o estabelecimento de rotinas, planejamento e duração das atividades.
O uso de sinais, gestos, símbolos e figuras em autistas não-verbais deve ser desencorajado para estimulação da comunicação suplementar e alternativa.
O uso de jogos e aplicativos desenvolvidos especificamente para o desenvolvimento de habilidades comunicativas não são recursos terapêuticos recomendados.