Imagem de fundo

O texto abaixo descreve, em linhas gerais, as características do sistema linfático. “O ...

O texto abaixo descreve, em linhas gerais, as características do sistema linfático.


“O sistema linfático é constituído por uma uma rede de delicados vasos que drenam o fluido intersticial, compondo em conjunto com artérias, veias e capilares o sistema circulatório. Tanto os vasos sanguíneos quanto os vasos linfáticos apresentam muitas similaridades relacionadas à estrutura e função. ”

AIRES, M. M. Fisiologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.


Sobre as funções dos vasos linfáticos, é INCORRETO afirmar que:

A

São caracterizados por uma rede de vasos em fundo cego e têm como função principal transportar a linfa sob baixas pressões em sentido unidirecional às veias do sistema circulatório.

B

É gerado o gradiente de pressão, quando uma pressão capilar é temporariamente mais baixa do que a pressão do fluido intersticial, favorecendo o influxo de fluido.

C

Conduzem o ultrafiltrado capilar em direção à corrente sanguínea, através de veias do pescoço e linfonodos, processo que completa a circulação extravascular de fluido e de proteínas, assegurando a homeostase do volume tecidual.

D

Asseguram um fluxo unidirecional da linfa por meio das válvulas, fluxo esse que se move devido à contração rítmica de sua musculatura lisa e pela compressão intermitente, exercida pelos tecidos durante o movimento e pela pressão intratorácica negativa.

E

Tem como como funções a circulação de gorduras digeridas, na forma de quilomícrons, absorvidas no intestino e que são encaminhadas para o plasma, e a defesa do organismo humano pelo transporte de antígenos e de microrganismos até os linfonodos, local em que essas partículas são filtradas e fagocitadas.