O texto, a seguir, refere-se às funções do sistema urinário.
“O sistema urinário tem importante papel no controle da volemia e excreção de metabólitos como ureia e íons. Dessa forma, também é responsável pela eliminação de líquidos excedentes no organismo humano, bem como pela redução do volume de urina na desidratação.”
BERNE, R. M; LEVY, M. N. Fisiologia. Rio de janeiro: Guanabara-Koogan, 2000. 4 ed. e 5 ed., 2004.
Baseando-se na leitura do texto, a afirmativa que descreve uma atividade hormonal implícita das funções regulatórias renais é:
O hormônio antidiurético (ADH) é o responsável por aumentar a eliminação de água pelos ductos coletores renais através de aquaporinas.
A reposição hídrica leva ao aumento de volume sanguíneo, fator importante que estimula a secreção do hormônio antidiurético (ADH) pela neuro-hipófise que promove a reabsorção de água nos ductos coletores dos néfrons.
O aumento da volemia pela reposição hídrica gera estímulos por osmorreceptores hipotalâmicos que aumentam a liberação do hormônio antidiurético (ADH), secreção endócrina que promove a reabsorção de água nos ductos coletores dos néfrons.
A ação regulatória do volume de urina produzido está relacionada ao hormônio antidiurético (ADH), secreção endócrina produzida em regiões específicas do hipotálamo, que são armazenadas e liberadas na hipófise posterior, e que promove a reabsorção de água nos ductos coletores dos néfrons por aquaporinas.
A ação regulatória do volume de urina está relacionada à diminuição da permeabilidade de água no epitélio que reveste os ductos coletores renais. Isso ocore quando a atividade do hormônio antidiurético (ADH) inicia uma cascata de reações que levam mensageiros como o AMPc a ativarem Proteína-cinases, responsáveis pela inserção de aquaporinas na membrana apical das células epiteliais.