Diversas alterações de pele podem ser observadas no período neonatal, tanto transitórias como permanentes. Levando em consideração as dermatoses neonatais transitórias benignas, considere as seguintes afirmativas:
1. Os cistos de mília ocorrem em cerca de 50% dos recém-nascidos e podem persistir por vários meses; caracterizam-se por pápulas peroladas, endurecidas, mais comuns na face, mas que podem aparecer em outras localizações, como o mamilo ou região genital.
2. A melanose pustulosa é comum, mais observada em crianças de fototipo alto; as lesões aparecem após o nascimento, poupam a região palmo-plantar e deixam lesão hipercrômica residual.
3. O eritema tóxico neonatal é assintomático, pouco frequente e acontece geralmente depois da primeira semana de vida, com pápulas e vesículas com acometimento palmo-plantar.
4. A hiperplasia sebácea é rara, caracteriza-se por lesões papulares amareladas no dorso nasal, mento e região malar que se assemelham à acne e ocorrem por produção gonadal de andrógenos pelo recém-nascido.
Assinale a alternativa correta.
Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.