Sobre o diagnóstico e manejo clínico da colangite, considere as seguintes afirmativas:
1. A pentade de Reynolds corresponde aos elementos clássicos da tríade de Charcot (febre, dor em quadrante superior direito e icterícia) associados com hipotensão e alteração do estado mental, sinalizando pacientes com colangite já com sepses grave (sepses com disfunção orgânica).
2. A tomografia de abdome pode detectar, com acurácia superior à ultrassonografia, a presença de dilatação e o nível de obstrução da via biliar, e como pelo menos de 85% das pedras biliares são calcificadas e radiopacas, vem se tornando o exame de escolha após a suspeita de colangite.
3. Usualmente, os agentes envolvidos na colangite são Enterococcus spp, anaeróbios, Streptococcus bovis, cândidas e no passado áscaris, bactérias presentes na flora cutânea e a pseudomonas estão presentes nas colangites após procedimentos cirúrgicos ou intervenção.
4. Nos pacientes com instabilidade hemodinâmica, a descompressão imediata da via biliar passa a ser uma prioridade, podendo ser realizada de forma mais segura do que cirurgicamente por meio da pancreatografia endoscópica retrógrada ou pela colangiografia trans-hepática percutânea com uma taxa de sucesso que excede 90%.
Assinale a alternativa correta.
Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras
Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.