Questão de concurso
1
Q1648441
Medicina Cirurgia Geral
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2021
Banca: Instituto Americano de desenvolvimento - IADES
Prova: IADES - SES SP - Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo - Residência em Cirurgia Geral

Um casal que tenta engravidar há dois anos comparece ao consultório de um especialista para investigar infertilidade. O homem tem 37 anos de idade, é obeso e tabagista, possui dois filhos com suas ex-esposas e nega trauma testicular ou varicocele. A mulher tem 36 anos de idade, nunca gestou, afirma ser triatleta e ingere bastante café para tolerar a rotina agitada. Nega doenças atuais, referindo somente passado de tratamento radioterápico em razão de neoplasia óssea no quadril. Relata também ciclos menstruais regulares desde a menarca, com duração de cinco dias, fluxo leve-moderado e associado a dismenorreia leve. Nega acne ou hirsutismo.

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, assinale a alternativa correta.

A

São identificados somente quatro fatores de risco para infertilidade.

B

A avaliação da reserva ovariana dessa paciente pode ser realizada pela dosagem do hormônio anti-mulleriano e pela contagem de folículos antrais.

C

A redução no número (oligo ou azoospermia), na motilidade (teratospermia) ou no número de formas normais (astenospermia) dos espermatozoides consiste em fator que pode comprometer a qualidade seminal.

D

A avaliação da ovulação é indispensável e pode ser realizada pela dosagem de progesterona no terceiro dia do ciclo e por ecografia para controle da ovulação.

E

A realização de uma laparoscopia com cromotubagem negativa indica perviedade das tubas uterinas.