Em relação ao diabetes, o fenômeno da transição epidemiológica, em termos econômicos, representa uma importante carga tanto nos custos diretos para o sistema de saúde e para a sociedade como nos custos indiretos atribuíveis à mortalidade prematura e a incapacitações temporárias e permanentes decorrentes de suas complicações. (Sociedade Brasileira de Diabetes 2017-2018)
Em relação à doença, não se pode afirmar que:
Na maioria dos casos de pré-diabetes, a “doença” é assintomática e o diagnóstico deve ser feito com base em exames laboratoriais.
Alguns medicamentos, como corticosteroides, podem aumentar os níveis de glicose no sangue e causar o estado hiperglicêmico hiperosmolar.
A metformina, medicamento de escolha para a maioria dos pacientes com diabetes tipo 2, está associada a aumento de peso.
Gestantes com diagnostico de Diabetes Mellitus (DM) no primeiro trimestre da gestação (critérios diagnósticos de DM em não gestantes) devem ser consideradas portadoras de DM preexistente; elas apresentam maior risco de malformações fetais e outras complicações gestacionais e neonatais.