Imagem de fundo

Homem, 78 anos, apresenta quadro de insuficiência cardíaca congestiva (ICC) secundária ...

Homem, 78 anos, apresenta quadro de insuficiência cardíaca congestiva (ICC) secundária a cardiomiopatia isquêmica, com fração de ejeção de 32% e internações frequentes por congestão pulmonar. Há três dias interrompeu o uso das medicações. É trazido à emergência com quadro de dispneia e confusão mental. Exame físico: PA 122/62 mmHg; FC 102 bpm (ritmo regular); ausculta cardíaca: bulhas rítmicas e discreto sopro sistólico aórtico (+/4), ausculta pulmonar: estertores crepitantes até ápice de ambos os pulmões. Saturação O2 80% (ar ambiente). Exames laboratoriais: creatinina 2,8 mg/dL; sódio 133 mEq/L; potássio 5,5 mEq/L; paO2 48 mmHg; sódio urinário < 20 mEq/L. É correto:

A

A apresentação é sugestiva de síndrome cardiorrenal tipo 1, o que será corroborado se houver melhora da função renal após estabilização do quadro cardíaco.

B

O quadro é sugestivo de doença renal crônica como fator de descompensação da ICC, o que não permite o diagnóstico de síndrome cardiorrenal.

C

A prevalência de doença renal crônica estágio 4 é maior que 80%, em pacientes com fração de ejeção baixa e hospitalizações frequentes.

D

A natriurese apresentada sugere uso prévio de diurético, que pode ter contribuído para a elevação de creatinina.