Imagem de fundo

A síndrome parkinsoniana (ou parkinsonismo) é um dos mais frequentes tipos de distúrbio...

A síndrome parkinsoniana (ou parkinsonismo) é um dos mais frequentes tipos de distúrbio do movimento, e manifesta-se com 4 sintomas principais: bradicinesia, rigidez, tremor de repouso e instabilidade postural, sendo necessário pelo menos dois desses componentes para o diagnóstico. A respeito dessa condição, assinale a alternativa incorreta.

A

O parkinsonismo primário, ou doença de Parkinson, é uma afecção neurodegenerativa caracterizada pela perda progressiva de neurônios dopaminérgicos da substância negra.

B

O tremor é tipicamente de repouso e durante o sono. Exacerba-se durante a marcha, no esforço mental e em situações de tensão emocional, ao passo que diminui com a movimentação voluntária do segmento.

C

Sintomas não motores são frequentes e podem anteceder os sintomas motores em muitos anos. Os principais incluem: hipo/anosmia, obstipação intestinal, depressão, distúrbios do sono e alterações sensoriais. Disfunções cognitivas leves, principalmente da esfera visuoespacial, podem ser observadas em fases relativamente iniciais. Demência franca manifesta-se apenas em fases mais avançadas.

D

Exames de neuroimagem estrutural (TC e RNM do crânio) são utilizados no diagnóstico diferencial entre a doença de Parkinson e as síndromes parkinsonianas de diversas etiologias.

E

O exame do olfato, realizado por meio de testes padronizados, é um meio auxiliar no diagnóstico da doença de Parkinson. Na imensa maioria dos casos, já existe grave déficit olfatório por ocasião do início das manifestações motoras.