Imagem de fundo

A Eletroforese de Proteínas séricas é uma metodologia que permite a separação de proteí...

A Eletroforese de Proteínas séricas é uma metodologia que permite a separação de proteínas do soro humano em frações. O exame consiste em aplicar a amostra do soro do paciente em um meio sólido e submetê-la a um potencial elétrico. As proteínas percorrem distâncias diferentes, formando bandas como: albumina, alfa-1-globulina, alfa-2-globulina, beta-globulina e gamaglobulina. Essas bandas são, em seguida, quantificadas. O conhecimento dos principais componentes de cada banda eletroforetica facilita o raciocínio clínico e auxilia na identificação de padrões eletroforéticos característicos de algumas doenças comuns em adultos e idosos. Analise as assertivas a seguir:


I. Observa-se diminuição da concentração de albumina em situações que promovam sua perda, baixa ingestão proteica e dano hepatocelular.

II. As frações alfaglobulinas apresentam níveis aumentados em processos inflamatórios e infecciosos.

III. O aumento da fração de betaglobulina, na qual a transferrina faz parte, pode ser observado em situações como anemia ferropriva.

IV. O diagnóstico de pacientes portadores da Doença de Wilson está relacionado ao aumento da haptoglobulina (banda alfa 2), proteína transportadora de cobre.

V. A ausência ou diminuição da banda gama pode indicar imunodeficiências, já o aumento sugere elevação policlonal das imunoglobulinas associado às condições, como, por exemplo, cirrose hepática e mieloma múltiplo.

VI. A banda de alfa-2-macroglobulina diminui na Síndrome Nefrotica, pois, devido ao dano renal, aumenta a excreção dessa proteína pela urina.


Quais estão corretas?

A

Apenas II, IV e V.

B

Apenas III, IV e VI.

C

Apenas I, II, III e V.

D

I, II, III, IV, V e VI.