Imagem de fundo

A síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA) é caracterizada por inflamação difu...

1
Q1701046
Teclas de Atalhos
Compartilhar

A síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA) é caracterizada por inflamação difusa da membrana alveolocapilar, em resposta a vários fatores de risco pulmonares ou extrapulmonares. Esses fatores de risco causam lesão pulmonar por meio de mecanismos diretos (aspiração de conteúdo gástrico, pneumonia, lesão inalatória ou contusão pulmonar) ou indiretos (sepse, traumatismo, pancreatite ou politransfusão). Ocorre lesão à membrana alveolocapilar, independentemente da causa desencadeante da lesão pulmonar, com extravasamento de fluido rico em proteínas para o espaço alveolar. A lesão epitelial alveolar envolve a membrana basal e os pneumócitos tipo I e tipo II, levando à redução da quantidade e à alteração da funcionalidade do surfactante, com o consequente aumento da tensão superficial alveolar, a ocorrência de atelectasias e a redução da complacência pulmonar. Muito se fala atualmente sobre ventilação protetora, especialmente para o paciente com SDRA. Considerando essas informações, assinale a alternativa correta acerca das atuais recomendações da pressão de distensão, também conhecida como driving pressure, obtida pela subtração Pplatô (PEEP), no contexto de ventilação protetora e SDRA.

A

Quando se necessitar de PEEP mais elevada, que acabe por elevar a Pplatô entre 30 e 40 cmH2O, a pressão de distensão deve ser obrigatoriamente ≤ 20 cmH2O nos casos de SDRA moderada e grave.

B

Quando se necessitar de PEEP mais elevada, que acabe por elevar a Pplatô entre 30 e 40 cmH2O, a pressão de distensão deve ser obrigatoriamente ≤ 25 cmH2O nos casos de SDRA moderada e grave.

C

Quando se necessitar de PEEP mais elevada, que acabe por elevar a Pplatô entre 30 e 40 cmH2O, a pressão de distensão não deve ser levada em consideração.

D

Quando se necessitar de PEEP mais elevada, que acabe por elevar a Pplatô entre 30 e 40 cmH2O, a pressão de distensão deve ser obrigatoriamente ≤ 10 cmH2O nos casos de SDRA moderada e grave.

E

Quando se necessitar de PEEP mais elevada, que acabe por elevar a Pplatô entre 30 e 40 cmH2O, a pressão de distensão deve ser obrigatoriamente ≤ 15 cmH2O nos casos de SDRA moderada e grave.