Os transtornos do sono estão relacionados à ritmicidade circadiana e são importantes para a medicina do sono devido à sua alta prevalência.
Sobre os transtornos do sono, assinale a afirmativa correta.
O jet leg é um transtorno resultante de um desalinhamento temporário do ambiente externo em relação ao ritmo circadiano endógeno, após uma viagem com cruzamento de fusos horários; neste caso o tratamento é a ressincronização do relógio biológico com exposição solar e administração de melatonina.
A síndrome do atraso da fase do sono caracteriza-se pelo tempo de sono habitual atrasado por 12 horas relativos aos desejados ou socialmente aceitáveis horários de sono vigília.
Os transtornos do sono relacionados ao trabalho em turnos estão relacionados a trabalhadores em que os horários do sono e trabalho estão em oposição ao relógio biológico, sendo necessário realizar anualmente PSG e teste de latências múltiplas do sono, para acompanhamento.
O ciclo do sono-vigília é principalmente sincronizado pelo ciclo claro-escuro, gerado pela rotação da terra. O modelo de sistema circadiano é constituído pela via de entrada e via de saída.
Na síndrome do avanço da fase do sono, observa-se sono com duração e qualidade restrita, com horário de início do sono várias horas mais tarde que o desejado.