Imagem de fundo

O dissincronismo cardíaco é uma complicação resultante de doenças que afetam o sistema ...

O dissincronismo cardíaco é uma complicação resultante de doenças que afetam o sistema de condução, através de bloqueios de ramo direito ou esquerdo ou a presença de via acessória atrioventricular. De forma semelhante, dispositivos de estimulação ventricular podem gerar efeito de dissincronismo da ativação cardíaca.


Nesse contexto, a respeito da condução do estímulo cardíaco, assinale a afirmativa incorreta.

A

A condução do estímulo elétrico é aproximadamente duas vezes mais rápida ao longo da fibra muscular do que perpendicular à mesma, gerando formato elíptico da ativação no local de estimulação.

B

Impulsos gerados no miocárdio são conduzidos célula-a-célula até alcançar o sistema de condução especializado, a partir do qual facilmente reassumem o trajeto fisiológico de condução do impulso.

C

O estímulo elétrico é mais facilmente transmitido no endocárdio do que no restante da parede ventricular, portanto a ativação do ventrículo esquerdo por eletrodo endocárdico é propagada mais rapidamente do que a ativação por eletrodo epicárdico.

D

A estimulação cardíaca por eletrodo ventricular direito pode gerar dissincronismo semelhante ao bloqueio completo de ramo esquerdo, e em ambas as situações pode ocorrer regurgitação mitral funcional.

E

Durante a condução do estímulo cardíaco miócito-a-miócito, as fases de contração e relaxamento isovolumétrico se tornam mais prolongadas, permitindo menor tempo para o enchimento e esvaziamento ventricular.