Imagem de fundo

Antimicrobianos são substâncias químicas que inibem o crescimento ou destroem microrgan...

Antimicrobianos são substâncias químicas que inibem o crescimento ou destroem microrganismos. Podem ser produzidos através de outros microrganismos, como bactérias e fungos, ou sintetizados, total ou parcialmente. Atualmente, os antimicrobianos estão entre as drogas mais utilizadas em terapêutica, tanto em nível ambulatorial como hospitalar. O emprego indiscriminado destas drogas tem provocado o desenvolvimento de resistência bacteriana e, consequentemente, o surgimento de superinfecções por germes multirresistentes. A respeito dessa classe de medicamentos, analise as afirmações abaixo:


I- Cefepime pode ser indicado como exemplo de medicamento com amplo espectro de ação, por ser resistente à ação das betalactamases, mantendo assim a atividade contra muitos microrganismos.

II- Cefalexina é uma cefalosporina de 3° geração junto com ceftriaxona e cefaclor e são administrados por via intramuscular ou endovenosa e alcançam concentrações plasmáticas de 20 µg/mL (dose intramuscular de 1g).

III- O imipenem está incluído no grupo dos carbapenemas. É inativado pelas peptidases nos túbulos renais, por isso é administrado juntamente com cilastatina, que é um potente inibidor de peptidases.

IV- Ciprofloxacino é uma sulfonamidas que são análogos estruturais do ácido para-aminobenzóico (PABA), que é um precursor do ácido fólico. São efetivos contra muitos microrganismos gram-positivos e gram-negativos.

V- A penicilina é utilizada no tratamento de infecções causadas por Streptococcus, Neisseria gonorrhoeae (não produtoras de penicilinase), Treponema pallidum, Staphylococcus aureus (não produtores de penicilinase), anaeróbios (Clostridium, Bacillus), etc.


É CORRETO o que se afirma apenas em:

A

III e IV.

B

I e V.

C

I, III e V.

D

II, III e IV.

E

II e III.