Em relação ao abscesso pulmonar, é INCORRETO afirmar que:
Fonte: msdmanuals.com
Deve-se tratar inicialmente com antibióticos; se os pacientes não respondem em 7 a 10 dias, avaliá-los quanto a patógenos incomuns ou resistentes, lesões obstrutivas brônquicas e causas não infecciosas de cavitação pulmonar.
Abscessos pulmonares sempre são causados por aspiração das secreções orais por pacientes que têm comprometimento do nível de consciência; assim, bactérias aeróbias estão entre os patógenos comuns.
Drenar empiemas e considerar a remoção ou drenagem cirúrgica dos abcessos pulmonares que não respondem ao tratamento farmacológico e para gangrena pulmonar.
Os sintomas do abscesso decorrentes de bactérias anaeróbias ou de infecções mistas por bactérias anaeróbias e aeróbias são, geralmente, crônicos (p. ex., ocorrendo ao longo de semanas ou meses) e compreendem tosse produtiva, febre, sudorese noturna e perda ponderal.
É importante suspeitar de abscesso pulmonar em pacientes propensos à aspiração, que apresentem sintomas constitucionais e pulmonares subagudos, e cuja radiografia de tórax mostre lesões compatíveis, como cavidades.