Considerando a sexualidade na vida adulta e as disfunções sexuais, assinale a alternativa correta.
Transtorno do desejo sexual hipoativo em homens e mulheres, que não tenham déficit hormonal ou outras causas de base orgânica, deve ser tratado com inibidores da fosfodiesterase tipo 5 (PDE-5).
A população de pessoas com diversidade de gênero pode não se identificar nas categorias existentes de diagnóstico baseadas em sexo e gênero do DSM-5-TR. Nesses casos especiais, deve-se orientar pelo sexo biológico do indivíduo.
O transtorno erétil é uma dificuldade acentuada em obter ou manter uma ereção ou uma diminuição acentuada da rigidez erétil em 3 (três) ocasiões de atividade sexual que ocorram nos últimos 6 (seis) meses e que causa sofrimento clinicamente significativo no indivíduo.
O modelo inicial para a compreensão da resposta sexual de Masters e Johnson foi modificado por Kaplan, que destacou a importância do desejo como “gatilho” para que o ciclo de resposta sexual se desenvolvesse, sugerindo que as fases lineares fossem substituídas por fases circulares.
A característica essencial da ejaculação retardada é um atraso acentuado ou incapacidade de atingir a ejaculação ou infrequência marcada da ejaculação em todas ou quase todas as ocasiões de atividade sexual em parceria, apesar da presença de estimulação sexual adequada e do desejo de ejacular.