O Plano Nacional pelo fim da Tuberculose como Problema de Saúde Pública tem como um de seus objetivos promover a incorporação de iniciativas inovadoras para aprimorar o controle da tuberculose. Uma das estratégias previstas é incorporar oportunamente novas tecnologias para o diagnóstico rápido da infecção.
A respeito de tais tecnologias, assinale a afirmativa correta.
O teste rápido molecular (TRM-TB) do escarro pode ser utilizado para o diagnóstico de tuberculose pulmonar e de resistência a rifampicina, isoniazida e pirazinamida, em adultos com sintomas típicos da doença.
O teste de detecção do antígeno lipoarabinomanana em amostras de urina possui boa especificidade para o diagnóstico de tuberculose ativa em pessoas que vivem com HIV com contagem de linfócitos T-CD4 ≤ 100 células/μL.
O ensaio de liberação de interferon-gama para tuberculose (IGRA) é um método quantitativo que permite a diferenciação entre infecção latente e doença em atividade, com pontos de corte bem definidos para imunocompetentes.
A detecção no sangue periférico da adenosina-deaminase (ADA) por métodos imunocromatográficos auxilia no diagnóstico de tuberculose extrapulmonar em adultos imunocomprometidos e crianças não vacinadas com BCG.
Os testes moleculares em fita – Line probe assay – em amostras teciduais podem detectar material genético da micobactéria e genes codificadores de resistência à rifampicina em amostras nas quais o TRM-TB foi negativo.