Imagem de fundo

No que diz respeito à hematopoese humana e à formação da hemoglobina, assinale a opção ...

No que diz respeito à hematopoese humana e à formação da hemoglobina, assinale a opção correta.

A

Os elementos maduros de sangue possuem uma vida limitada, devendo ser constantemente repostos. A vida de uma hemácia é em média 360 dias, a dos granulócitos é de cerca de 7 dias e a das plaquetas é de 10 horas.

B

Em um adulto normal, em média 97% da hemoglobina circulante possui duas cadeias alfas e duas cadeias gama (hemoglobina A), cerca de 2% de hemoglobina A2 é formado por duas cadeias alfa e duas cadeias beta e 1% de hemoglobina fetal é formado por duas cadeias alfa e duas cadeias delta.

C

Os corpúsculos de Heinz estão presentes em todos os casos de traço falciforme.

D

A medula óssea é o órgão produtor das células sanguíneas desde a vida embrionária.

E

As células sanguíneas originam-se de uma única célula progenitora, denominada célula tronco (stem cell), que tem capacidade de se reproduzir e iniciar o processo de diferenciação celular em múltiplas linhagens hematopoiéticas.